Almirante Tamandaré  
Alfenas_left_menu

Bragança

Almirante Tamandaré

História de Almirante Tamandaré

O ouro e sua exploração estão relacionados ao desenvolvimento deste Município, que foi desmembrado de Colombo com o nome de Timoneira em 10 de outubro de 1947. Em 24 de março de 1956 houve a reintegração de seu antigo e tradicional nome de Almirante Tamandaré através da Lei Estadual nº 2.644. Situado a Sudeste do Estado Paranaense, pertence à Região Metropolitana de Curitiba. Entre seus potenciais, encontra-se a atividade extrativa mineradora, com cerca de 20 indústrias de cal e calcário situadas junto à Rodovia dos Minérios. Possui, também, duas fontes produtoras de água mineral que são engarrafadas e comercializadas. Criado através da Lei Estadual nº02 de 10 de outubro de 1947, e instalado em 06 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Colombo.

Topônimo: Homenagem ao ilustre brasileiro Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, nascido na cidade gaúcha de Rio Grande em 13 de dezembro de 1807 e falecido em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil e participou de inúmeras lutas internas e das campanhas contra o Paraguai, Uruguai e Confederação do Equador. Etimologicamente o termo "Tamandaré" originou-se da língua Tupi, "tamanda-ré", depois da volta, existindo outra versão; "t" -amanari, o que veio depois da chuva (o mesmo que Noé da lenda do dilúvio entre os povos indígenas).

Os primeiros habitantes foram os índios Tingüis. Em 1680 o Capitão Salvador Jorge Velho fez "Descoberto da Conceição" (lavra de ouro) no Distrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de Freguesia em 10 de maio de 1873, através da Lei nº 438. em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela Lei Provincial nº 957, de 28 de outubro de 1889, ano primeiro da República brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná ainda em tempos de Império. Em 09 de janeiro de 1890 recebe a denominação atual, uma homenagem ao Almirante Marquês de Tamandaré.

A história do lugar se perde no tempo e no espaço. Seus habitantes iniciais e fundadores foram homens que perlustraram o primitivo planalto do Paraná, não muito tempo depois que Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, se estabeleceu em Paranaguá.

Da mesma forma que tantos outros municípios circunvizinhos, Almirante Tamandaré originou-se das entradas (bandeiras) organizadas por portugueses, vicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e prear índios.

Do início da década de trinta até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por conturbado período político-administrativo. O Decreto Estadual nº 1702 de 14 de julho de 1932 suprimiu a Vila de Tamandaré que passou a fazer parte do município de Rio Branco do Sul, sendo restaurado posteriormente, mas na divisão administrativa de 31 de dezembro de 1937, Almirante Tamandaré pertencia ao Termo e Comarca de Curitiba.

O golpe mais duro na história tamandaréense foi à extinção do município através do Decreto Lei nº 7573, de 20 de dezembro de 1938, sendo o seu território integrado ao de Curitiba, com a mudança de nome, passou a se chamar Timoneira, e alguns anos mais tarde integrava o município de Colombo.

Somente em 24 de março de 1956, através da Lei nº 2644, sancionada pelo governador Moysés Lupion, a localidade voltou à condição de município, tendo restaurado, a sua antiga denominação de Almirante Tamandaré. Nesta última fase administrativa, o primeiro prefeito foi o Sr. João Batista de Siqueira.

Dependência Genealógica - Almirante Tamandaré foi desmembrado em 10.10.1947 de Curitiba, que se originou de Paranaguá em 29.03.1693, que foi criado por Carta Régia em 29.07.1648.

Denominação dos Habitantes: Tamandaréenses
Limites: Campo Magro, Colombo, Curitiba, Itaperuçu e Rio Branco do Sul

Fonte: SEDU - Paranacidade, Almirante Tamandaré - PR


Copyright © 2006 - AlmiranteTamandare.org